O inbound marketing é uma metodologia focada em entender a forma como o consumidor pensa, o que ele interage e como ele chega ao momento ideal de compra, com base no contexto digital. É uma forma estratégica de analisar como o seu posicionamento na internet pode influenciar a decisão de consumo do seu público alvo, identificando oportunidades para se destacar da concorrência e conquistar novos clientes.
O principal ativo do inbound marketing é a geração de conteúdo focada na persona do seu negócio, através dela é trabalhado toda a jornada de compra do seu público alvo, entendendo assim qual o caminho que percorre até o fechamento, passando por todas as fases do funil:
• Atração
• Conversão
• Relacionamento
• Venda e análise
Para montar a estratégia do seu funil de vendas, antes de tudo é preciso pensar para quem? e como?
O primeiro passo para fazer tudo isso acontecer é criar a persona do seu negócio, ou seja, a versão do seu cliente ideal, que você pode saber mais aqui. Quando você entende quais os desejos e comportamento do seu cliente ideal é possível montar a sua jornada de compra ou jornada do cliente.
A jornada de compra do cliente, ou The Buyer’s Journey, é um modelo que define os estágios pelos quais o cliente passa antes de tomar a decisão de comprar uma solução, serviço ou produto. Essa jornada se baseia no que o consumidor busca em cada estágio, ou seja, quais são as palavras-chave de cada estágio.
A jornada de compra é dividida em 5 etapas, são elas:
• Aprendizado e descoberta
• Reconhecimento de problema
• Consideração da solução
• Avaliação e compra
• Fidelização e recompra
Toda essa jornada é pensada para que o lead entre no funil de vendas da sua empresa. Dentro das quatro fases acima: Atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Na fase de atração são utilizados conteúdos relevantes para que o seu público se sinta atraído e vire um visitante do seu site ou landing page.
Conversão: esse é o momento de capturar os dados desses visitantes e transformá-los em leads para então seguir para a etapa de relacionamento.
Relacionamento: aqui forneça as informações que o lead precisa para avançar para a próxima jornada de compra.
Vender e analisar: Analise os resultados de venda sobre cada ação e otimize o processo constantemente.
A estratégia do inbound marketing é poderosa e ajuda a manter os seus clientes próximos, construindo um relacionamento com os seus contatos ao longo de todo o processo. Unindo as duas áreas mais importantes do seu negócio: Marketing e Vendas.