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Principais Datas para Trabalhar em 2023 (Calendário Sazonal)

O calendário sazonal, no marketing é importante para ajudar as empresas a alocar seu orçamento de forma eficaz, mensurar as ações de marketing e identificar os pontos fortes e fracos de cada período para estratégias eficazes. 

Ele tem como principal objetivo ajudar a determinar quando é o melhor momento para fazer campanhas e promover ofertas.

Nesse post separamos as principais datas, vantagens e planejamentos que ajudarão sua empresa a aproveitar todas as datas, planejar as ações e ter sucesso nas estratégias de vendas e marketing. 

Vantagens de ter um Calendário comercial em sua empresa 

1. O calendário comercial fornece um mecanismo para que os negócios e as organizações possam monitorar os dias e as datas de funcionamento apropriados para um determinado negócio ou setor;

2. Ajuda a manter a consistência nos dias e datas em que os serviços e os produtos são entregues ou vendidos;

3. Facilita o planejamento de férias, prazos e reuniões, permitindo que os proprietários de negócios e gerentes combinem as necessidades de seus clientes e funcionários;

4. É uma ferramenta de gerenciamento de tempo essencial para todos os proprietários de negócios, pois fornece a eles capacidade de monitorar seus negócios. 

Ações sazonais no mercado

As principais informações sazonais no mercado se relacionam aos períodos de alta demanda, como a época de natal e black friday, de baixa demanda, como no início do ano.

Durante esses períodos, é importante saber quais são as tendências de preços para ajustar a estratégia de venda e compra de produtos.

Além disso, é importante  acompanhar as mudanças sazonais nos hábitos de compra dos consumidores para desenvolver campanhas mais eficazes.

Por último, é importante estar ciente das mudanças nas leis e regulamentações que afetam o mercado durante esses períodos.

Principais datas comemorativas do Mercado

Destacamos abaixo as principais datas do calendário sazonal de 2023 para você transformar as estratégias de comunicação e vendas da sua empresa.

21 de Fevereiro: Carnaval;

08 de Março: Dia da Mulher;

15 de Março: Dia do Consumidor;

09 de Abril: Páscoa;

14 de Maio: Dia das Mães;

12 de Junho: Dia dos Namorados;

13 de Agosto: Dia dos Pais;

15 de Setembro: Dia do Cliente;

12 de Outubro: Dia das Crianças;

24 de Novembro: Black Friday;

27 de Novembro: Cyber Monday;

25 de Dezembro: Natal.

Datas comerciais que mais vendem

Segundo dados do SEBRAE, as datas comerciais que mais tem abrangência de vendas dentro do comércio brasileiro, são:

• Páscoa 

• Dia das Mães

• Dia Dos Namorados 

• Dia dos Pais 

• Dia das Crianças 

• Black Friday 

Dicas de como escolher ações promocionais mais estratégicas

1. Estabeleça seus objetivos promocionais: Seja específico sobre o que deseja alcançar com sua campanha de promoção e quais  resultados espera obter;

2. Estude seu público-alvo: Entenda quais são os interesses, preferências e comportamentos dos seus consumidores isso ajudará a identificar as melhores formas de atingir seu público; 

3. Estabeleça um orçamento: Determine quanto você está disposto a gastar na campanha e como dividirá seus orçamentos  entre diferentes formas de promoção; 

4. Defina objetivos claros antes de começar a planejar ações promocionais: Sua empresa pode querer aumentar o tráfego no site, aumentar vendas, aumentar participação no mercado ou qualquer outro objetivo que você tenha;

5. Analise os dados de tráfego e vendas: Esta é a melhor forma de medir o desempenho das ações promocionais que você já realizou;

10 Tipos de promoções que você pode oferecer 

1. Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor;

2. Trabalhe com descontos ou produtos exclusivos por um curto período de tempo. Isso criará pressa para os clientes e aumentará as chances deles realizarem compras; 

3. Realize campanhas de  marketing segmentadas e personalizadas; 

4. Utilize mídias sociais para divulgar produtos e ofertas;

5. Realize promoções relâmpago para estimular compra de itens específicos; 

6. Promova um programa de indicação de novos clientes; 

7. Utilize vídeos para mostrar os produtos e suas funcionalidades;

8. Oferte brindes e produtos grátis para cliente que atingirem metas de compras; 

9. Trabalhe com descontos exclusivos para clientes fiéis;

10. Crie um programa de assinatura  em que os clientes recebam ofertas exclusivas e descontos. 

Conclusão

Depois que a campanha estiver finalizada, é preciso analisar os resultados da sua empresa para que você veja o que não funcionou em seu calendário sazonal  para melhorar na campanha seguinte. 

Por fim, conte sempre com um especialista da área para obter excelentes resultados para o ano de 2023.