Já ouviu falar sobre o ROAS? Sabe o que significa? Não se preocupe! Vamos te explicar direitinho o que é o ROAS e como aplicar ele de forma inteligente nos seus anúncios.
O ROAS é uma métrica utilizada para medir os lucros obtidos por meio de anúncios realizados em plataformas de publicidade online. Essa, é uma métrica fundamental para todos que investem nesse tipo de campanha, afinal, é a partir dela que é medido o lucro obtido sob o investimento.
O que é o ROAS?
ROAS é a sigla para Return on Advertising Spend, ou seja, Retorno do Investimento em Publicidade, e essa é uma das métricas mais importantes em termos de anúncio online, sobretudo por aclarar um dos pontos fundamentais da gestão de marketing: ao investir uma quantia de dinheiro em marketing, quanto ele gerará de retorno?
Esse acompanhamento deve ser levado em conta em todos os canais de marketing que serão utilizados na estratégia. Se um canal, independente de qual, não estiver pagando o seu próprio investimento, significa que não vale a pena continuar a usá-lo ou que é necessário rever as ações aplicadas nele.
Como é possível ver, o ROAS é muito parecido com outra métrica bastante conhecida no universo do marketing, o ROI. Porém, enquanto este é usado para avaliar o retorno sobre o investimento geral do marketing, o papel do ROAS é ser aplicado em campanhas específicas, tais como grupos de anúncios.
Sendo assim, o ROAS é uma forma flexível de avaliar os aspectos do marketing digital.
O ROAS tem um papel fundamental no marketing, pois, ele é dedicado aos custos e lucros das publicidades online. Logo, a visibilidade e os cliques que os anúncios geram precisam trazer resultados positivos para o faturamento da empresa.
Por isso, se você faz anúncios no Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, é essencial entender como o ROAS funciona!
O ROAS também pode ser entendido como uma ferramenta com a qual você pode controlar, analisar e otimizar a taxa de sucesso de suas medidas de publicidade. Por isso, podemos dizer que o ROAS é mais preciso que a taxa de conversão como um indicador de maximização do lucro.
Se os desempenhos de anúncios individuais não for satisfatório, o ROAS pode ser melhorado de várias formas. Ao realizar a análise e comparar o desempenho de diferentes medidas dos anúncios, o uso do orçamento pode ser otimizado e os lucros aumentados.
Como calcular o ROAS?
Ao contrário de alguns cálculos de marketing, é bastante difícil descobrir qual o seu ROAS. Há bastante debates sobre como calcular melhor o ROAS, mas em resumo, seria:
ROAS = (Receita – Custo) / Custo
Bom, ao olhar, você pode perceber que é bem fácil, primeiro você vai pegar a receita ou retorno obtido pelo investimento em anúncios e a subtrai pelo valor pago nesses mesmos anúncios. O resultado é dividido por esse mesmo valor dos custos e isso gera o seu ROAS.
Quando utilizar o ROAS como métrica?
Como falamos, o ROAS é um indicado de sucesso de uma campanha específica. Lucros baixos ou perdas geralmente são a prova máxima de que os anúncios precisam ser melhorados.
No entanto, o ROAS não fornece informações sobre o que pode melhorar o desempenho de um anúncio. Para isso, é melhor considerar métricas de engajamento mais específicas que geralmente são oferecidas pela próprias plataformas de anúncios (Google Ads e Facebook Ads) tais como: impressões, visualizações, cliques e conversões.
Se você deseja potencializar seus anúncios e entender como melhorar os resultados do seu marketing digital, recomendamos que você solicite um diagnóstico gratuito do marketing digital da sua empresa.