Para 2023, você prevê um planejamento de marketing digital com campanhas incríveis para sua empresa alcançar os melhores resultados ao longo do ano? Mensurar o sucesso dessas ações é ainda mais importante para desenvolver excelentes resultados em campanhas.
Por isso, preparamos um artigo completo com os 5 principais KPIs (Key Performance Indicators) ou seja indicador-chave de desempenho, utilizados no marketing para você começar a acompanhar agora!
O que é KPI no marketing digital?
São métricas usadas para medir o desempenho de estratégias e campanhas do marketing digital, sendo utilizadas para avaliar a eficácia de campanhas, ajudando os profissionais a tomar melhores decisões.
Aqui estão alguns dos principais KPIs para você começar a acompanhar:
- ROI (Return on Investment)
- CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
- CPL (Custo por Lead)
- Churn (Taxa de Cancelamento)
- CTR (Click Through Rate)
5 dicas de como escolher os KPIs certos para seu negócio
- Escolha os kPIs que se relacionem diretamente com seus objetivos. Prevendo resultados que deseja alcançar com seu negócio ou empresa. Se o seu objetivo é aumentar o tráfego em seu site o KPIs mais relevante seria o número de visitantes únicos e taxa de rejeição;
- Prefira os KPIs que sejam mensuráveis, certifique-se de que você tem dados necessários para medir seu desempenho;
- Adapte as tendências e seja proativo, assegure que os KPIs que você está utilizando são atualizados com as tendências atuais;
- Verifique se os seus KPIs estão sendo atingidos. Revisando regularmente se os seus resultados estão sendo atingidos. Caso não esteja é importante ajustar as estratégias de marketing e melhorar o seu desempenho;
- Determine os principais indicadores de desempenho.Tornando-se os KPIs que você deve monitorar com mais frequência.
Os 5 KPIs mais utilizado no marketing digital
Abaixo vamos falar detalhadamente sobre os principais KPIs a serem acompanhados pela sua empresa;
ROI – retorno sobre investimento: É um indicador de desempenho financeiro que mede o retorno obtido sobre o investimento, geralmente calculado dividindo os ganhos líquidos obtidos pelo montante investido. O ROI fornece uma medida de retorno do investimento em relação ao custo do investimento, ou seja, a relação entre o lucro gerado e o capital investido. Quanto maior o ROI, maior a rentabilidade do investimento;
CAC – Custo de aquisição de cliente: É um indicador financeiro usado para medir o custo de aquisição de um novo cliente. O CAC é calculado dividindo o total de recursos gastos com aquisição de clientes adquiridos durante um período de tempo. Essa métrica serve para determinar se os custos de aquisição de clientes estão sendo gastos de forma eficiente e se as estratégias estão gerando um retorno adequado;
CPL – custo por lead: É uma métrica utilizada para medir o custo de aquisição de novos clientes. O CPL é calculado dividindo-se o custo total das campanhas de marketing e vendas por número de leads gerados. Podendo ajudar sua empresa a identificar problemas e oportunidades para melhorar os resultados e o retorno sobre o investimento em marketing e vendas;
Churn – Taxa de cancelamento: A taxa de churn é usada para medir a quantidade de clientes que cancelaram um serviço, como serviços de assinaturas e serviços de telecomunicações. O cálculo da taxa de cancelamento é efetuada dividindo o número de clientes que cancelaram o serviço pelo número total de clientes. O cancelamento muitas vezes é usado para acompanhar o desempenho do serviço, ajudando também a planejar o crescimento e o orçamento;
CTR – Taxa de conversão: É uma taxa bastante utilizada para medir o desempenho dos anúncios online, como anúncios de pesquisa e e-mail. A forma de calcular é bem simples, dividindo o número de cliques em anúncio pelo número de vezes que o anúncio foi exibido (as impressões).
Métricas utilizadas no marketing digital
.Taxa de visita: É usada para medir quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo. Esta taxa é calculada dividindo o número de visualizações pelo número total de pessoas alcançada;
.Taxa de engajamento: É uma métrica importante para medir o sucesso de uma
campanha. Ela é calculada como o número de interações com o conteúdo/anúncio, dividido pelo número de impressões (visualizações) do mesmo;
.Taxa de conversão: É a proporção de visitantes que realizam uma ação desejada em relação ao número total de visitantes;
.Taxa de rejeição: A proporção de visitantes que saem de um site logo após acessá-lo;
.Taxa de retenção: É a proporção de usuários que retornam a um site após a primeira visita;
.Tempo médio na página: É a média de tempo que os usuários gastam em uma página.
Escolha sempre os KPIs que se relacionem diretamente com seus objetivos.
Pensando sempre quais são os resultados que você deseja alcançar com a sua empresa ou negócio. Por tanto, acompanhar e definir KPIs é fundamental para que sua empresa seja bem-sucedida.
Você deseja saber mais e como desenvolver indicadores-chave de desempenho no marketing digital com sua equipe? Entre em contato com nosso time de especialistas.