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O poder das mídias sociais na sua estratégia de marketing

As mídias sociais são ferramentas extremamente poderosas para qualquer estratégia de marketing. Elas permitem aos profissionais de marketing criar e manter relações com seus clientes, aumentar a conscientização da marca, gerar leads, lançar novos produtos e serviços. Oferecem  a capacidade de monitorar as tendências e medir o desempenho das campanhas, permitindo a otimização contínua.  

Por isso, preparamos um post para te ajudar a entender um pouco das estratégias de marketing nas redes sociais. Vamos lá ?

O que é marketing nas redes sociais?

Marketing nas redes sociais é o uso de plataformas de mídia social, para criar relacionamento com os usuários, promover produtos e serviços, permitindo que as empresas alcancem um grande número de pessoas de forma rápida e eficiente. Incluindo publicações de conteúdos, anúncios, participação em comunidades e outras atividades. 

Nas redes sociais é possível monitorar e analisar seu sucesso com clientes, criar interações, receber feedback sobre o que está funcionando e o que não está na sua estratégia de conteúdo.  

Principais vantagens de trabalhar com uma estratégia de marketing digital

Maior interatividade: A maior interatividade no marketing é obtida por meio de campanhas digitais. Elas aproveitam os recursos da internet para atingir um público maior permitindo aos usuários interagir com a marca e compartilhar conteúdo; 

Mensuração de resultados: Oferecendo variedades de ferramentas para ajudar a rastrear e medir os resultados, permitindo que você veja exatamente como seu conteúdo está sendo recebido pelo seu público- alvo; 

Aumentar o tráfego para o site: Com uso de links em suas postagens, você pode direcionar os usuários para seu site, o que ajuda a aumentar o tráfego, sendo  ótimo para aumentar suas chances de obter mais leads e vendas; 

Melhorar a presença online: Ao publicar conteúdo relevante nas redes sociais, você pode melhorar a sua presença online, ajudando a aperfeiçoar a imagem da marca. Isso também ajudará a aumentar a confiança dos clientes e gerar autoridade de domínio;

Alcançar novos públicos: Com uso de publicações você pode facilmente alcançar um novo público que talvez não conheça sua marca, permitindo que você expanda e aumente a visibilidade. 

As principais redes sociais para sua comunicação em marketing 

Abaixo selecionamos as 4 principais redes sociais mais utilizadas no Brasil: 

1. Linkedin: Após dez anos no Brasil, o LinkedIn ultrapassou 51 milhões de usuários no país, que detém crescimento médio de 14% ao ano na plataforma. A comunidade brasileira é a quarta maior do mundo na rede, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China.

O crescimento entre 2020 e 2022, foi bem significativo: pouco mais de 20%, mostrando que os profissionais brasileiros estão cada vez mais interessados na rede social. No mundo, já são 830 milhões de pessoas cadastradas na plataforma.

Sendo o Linkedin uma das maiores redes sociais que facilita a conexão entre profissionais e empresas  e ajuda a desenvolver o networking entre as  pessoas que trabalham em diferentes áreas e diferente setores.

 

2. Facebook: O Facebook estava em primeiro lugar no Brasil em 2020 e o manteve em 2021, mas perdeu o topo entrando em 2022. Porém segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,91 bilhões de contas ativas – sendo 116 milhões delas brasileiras.

O facebook é um site de mídia social que permite que os usuários conectem-se, compartilhem conteúdos e interajam uns com os outros. Permitindo também que os usuários usem para promover suas empresas e produtos.

3. Instagram: De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram passou a ser a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários.

O Instagram tem a finalidade de se conectar com seu público-alvo de forma direta e intuitiva permitindo o compartilhamento de fotos e vídeos curtos. Onde os empreendedores promovem seus produtos e serviços gerando o reconhecimento  da sua marca, aumentando o tráfego para o site eventualmente gerando vendas; 

 

4. TikTok: Anúncio feito pela própria plataforma mostra que em 2021, o TikTok bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial.  

 O TikTok é uma das redes sociais que vem crescendo a cada dia permitindo que as pessoas compartilhem conteúdos divertidos, interessantes e emocionais em forma de vídeos curtos. Deixando que as marcas criem conteúdos originais e únicos que se conectem com os usuários de maneira significativa e inovadora.

Estratégia de mídia paga 

A estratégia de mídia paga no marketing digital é uma abordagem que envolve a criação de anúncios e campanhas publicitárias na internet para promover produtos e serviços. Sendo feito em plataformas como Google Ads (anteriormente conhecido como Google Adwords), Facebook Ads, Linkedin Ads e Bing Ads.

Tendo em vista que nem todos os consumidores estão prontos para comprar de imediato.  

As estratégias de mídia paga são usadas para: 

  • Direcionar as pessoas certas para sua marca;
  • Aumentar a sua visibilidade e seu reconhecimento;
  • Direcionar tráfego qualificado para sua página de destino.

 Acompanhe Relatórios e Tendências

Cada rede social oferece um painel com informações variadas sobre o desempenho das publicações. Entre elas, estão:

  • Alcance
  • Engajamento
  • Total de Seguidores
  • Dados demográficos
  • Dados Geográficos

Monitorar esses dados é a melhor maneira de você saber se a sua estratégia está sendo eficaz ou se é necessário rever alguns pontos de melhoria.

Algumas empresas atuam de forma mais detalhada e conseguem realizar análises bem mais completas com dashboard próprios e ótimos insights sobre o desempenho de cada rede social. 

Aqui na GS Soluções Digitais, nossos clientes contam com estratégias únicas para cada rede social e um dashboard de acompanhamento de resultados que vai além das informações básicas de desempenho, e que são como guia para sua estratégia de negócio.

Quer saber como ter um trabalho de mídias sociais estratégico? Entre em contato com nosso time de especialistas.