O calendário sazonal, no marketing é importante para ajudar as empresas a alocar seu orçamento de forma eficaz, mensurar as ações de marketing e identificar os pontos fortes e fracos de cada período para estratégias eficazes.
Ele tem como principal objetivo ajudar a determinar quando é o melhor momento para fazer campanhas e promover ofertas.
Nesse post separamos as principais datas, vantagens e planejamentos que ajudarão sua empresa a aproveitar todas as datas, planejar as ações e ter sucesso nas estratégias de vendas e marketing.
Vantagens de ter um Calendário comercial em sua empresa
1. O calendário comercial fornece um mecanismo para que os negócios e as organizações possam monitorar os dias e as datas de funcionamento apropriados para um determinado negócio ou setor;
2. Ajuda a manter a consistência nos dias e datas em que os serviços e os produtos são entregues ou vendidos;
3. Facilita o planejamento de férias, prazos e reuniões, permitindo que os proprietários de negócios e gerentes combinem as necessidades de seus clientes e funcionários;
4. É uma ferramenta de gerenciamento de tempo essencial para todos os proprietários de negócios, pois fornece a eles capacidade de monitorar seus negócios.
Ações sazonais no mercado
As principais informações sazonais no mercado se relacionam aos períodos de alta demanda, como a época de natal e black friday, de baixa demanda, como no início do ano.
Durante esses períodos, é importante saber quais são as tendências de preços para ajustar a estratégia de venda e compra de produtos.
Além disso, é importante acompanhar as mudanças sazonais nos hábitos de compra dos consumidores para desenvolver campanhas mais eficazes.
Por último, é importante estar ciente das mudanças nas leis e regulamentações que afetam o mercado durante esses períodos.
Principais datas comemorativas do Mercado
Destacamos abaixo as principais datas do calendário sazonal de 2023 para você transformar as estratégias de comunicação e vendas da sua empresa.
• 21 de Fevereiro: Carnaval;
• 08 de Março: Dia da Mulher;
• 15 de Março: Dia do Consumidor;
• 09 de Abril: Páscoa;
• 14 de Maio: Dia das Mães;
• 12 de Junho: Dia dos Namorados;
• 13 de Agosto: Dia dos Pais;
• 15 de Setembro: Dia do Cliente;
• 12 de Outubro: Dia das Crianças;
• 24 de Novembro: Black Friday;
• 27 de Novembro: Cyber Monday;
• 25 de Dezembro: Natal.
Datas comerciais que mais vendem
Segundo dados do SEBRAE, as datas comerciais que mais tem abrangência de vendas dentro do comércio brasileiro, são:
• Páscoa
• Dia das Mães
• Dia Dos Namorados
• Dia dos Pais
• Dia das Crianças
• Black Friday
Dicas de como escolher ações promocionais mais estratégicas
1. Estabeleça seus objetivos promocionais: Seja específico sobre o que deseja alcançar com sua campanha de promoção e quais resultados espera obter;
2. Estude seu público-alvo: Entenda quais são os interesses, preferências e comportamentos dos seus consumidores isso ajudará a identificar as melhores formas de atingir seu público;
3. Estabeleça um orçamento: Determine quanto você está disposto a gastar na campanha e como dividirá seus orçamentos entre diferentes formas de promoção;
4. Defina objetivos claros antes de começar a planejar ações promocionais: Sua empresa pode querer aumentar o tráfego no site, aumentar vendas, aumentar participação no mercado ou qualquer outro objetivo que você tenha;
5. Analise os dados de tráfego e vendas: Esta é a melhor forma de medir o desempenho das ações promocionais que você já realizou;
10 Tipos de promoções que você pode oferecer
1. Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor;
2. Trabalhe com descontos ou produtos exclusivos por um curto período de tempo. Isso criará pressa para os clientes e aumentará as chances deles realizarem compras;
3. Realize campanhas de marketing segmentadas e personalizadas;
4. Utilize mídias sociais para divulgar produtos e ofertas;
5. Realize promoções relâmpago para estimular compra de itens específicos;
6. Promova um programa de indicação de novos clientes;
7. Utilize vídeos para mostrar os produtos e suas funcionalidades;
8. Oferte brindes e produtos grátis para cliente que atingirem metas de compras;
9. Trabalhe com descontos exclusivos para clientes fiéis;
10. Crie um programa de assinatura em que os clientes recebam ofertas exclusivas e descontos.
Conclusão
Depois que a campanha estiver finalizada, é preciso analisar os resultados da sua empresa para que você veja o que não funcionou em seu calendário sazonal para melhorar na campanha seguinte.
Por fim, conte sempre com um especialista da área para obter excelentes resultados para o ano de 2023.