Após dois anos de pandemia do covid-19, onde diversas empresas tiveram que se adaptar ao que solicitava em termos de transformação digital, podemos dizer que 2022 ficou marcado pelo retorno ao novo normal.
Nesse post compilamos as principais tendências de marketing previstas por especialistas para o ano de 2023.
A maior tendência para 2023 é o Marketing Conversational
De acordo com a pesquisa apresentada no RD Summit, pelo CEO da Resultados Digitais em outubro de 2022. O marketing conversational já estava previsto como uma forte tendência neste ano.
Acreditamos que o marketing conversational será uma forte tendência de marketing digital para 2023 e os para anos seguintes. O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com 120 milhões de usuários.
Os brasileiros se acostumaram a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e a realizar compras com apenas um clique pelo WhatsApp. Se isso facilita a vida do consumidor, pode complicar o
da empresa caso ela não esteja preparada. A criação de chatbots e automações de atendimento é a solução ideal para esse cenário. O conversational trata disso e ainda permite criar conversas que reforçam e criam vínculos entre clientes e empresas.
Por fim é bom dizer que a ideia não é deixar sua estratégia de marketing dependente do Whatsapp, ele se insere em uma jornada multicanal onde vários pontos de contato proporcionam diferentes experiências.
Data- Driven (marketing baseado em dados)
As ações de marketing precisam ser cada vez mais baseada em dados, o achismo está sendo deixado cada vez mais. A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing e ajudem as marcas a realizarem ações cada vez mais assertivas e bem direcionadas.
Em um estudo realizado pela Salesforce divulgado na Exame, mostrou que 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a sua capacidade de atender as expectativas dos clientes depende dos recursos digitais.
Para este ano de 2023, os profissionais de marketing esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam. Ou seja, a coleta de dados, assim como a sua análise, é uma grande tendência para o próximo ano.
Diversidade e Inclusão e Responsabilidade Ambiental
Cada vez o compromisso com o meio ambiente e a diversidade e inclusão vem sendo pauta de diversos debates e neste ano estará cada vez mais forte, sendo indicado como uma tendência. Esses são compromissos que o marketing de uma marca deve assumir se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar novos clientes.
Além de uma decisão estratégica da empresa (pois precisa está aliada aos valores da empresa e fazer parte da cultura), também é de responsabilidade do marketing atuar de forma a ser construir uma comunicação mais inclusiva, comunicar com olhar centrado no humano, em sua pluralidade.
Uma dúvida comum entre os profissionais é sempre como colocar essas pautas em prática, e decidimos separar algumas dicas importantes:
Olhar para a acessibilidade
- Legendar vídeos da marca, garantindo que eles possam ser vistos/entendidos por um maior número de pessoas;
- Utilizar texto alternativo nas imagens postadas nas redes sociais. Utilizar #descrição da imagem para que possam ser lidos pelos leitores de telas;
- Incluir a descrição das imagens do site.
Olhar para Diversidade e Inclusão
- Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros;
- Criar campanhas que ressaltam a diversidade;
- Trazer a diversidade e inclusão para o dia a dia da empresa;
Comunicação mais simples e rápida
Eu sei que pode parecer incoerente dizer isso no meio de um texto, mas pense em ações de comunicação que passem o conteúdo de forma simples e rápida. Não precisa ser tudo do tamanho de um twitter, mas insira essa lógica na sua estratégia.
As pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir vídeos curtos e stories, seja nas redes sociais no Whatsapp e no aplicativo do google. Você pode planejar como conversar com esse consumidor. Mesmo em SEO a tendência para 2023 é de consumo rápido. Então se liga nas dicas:
1- Crie conteúdos relevantes e consistentes;
2- Mantenha o conteúdo sempre atualizado.
O Potencial do Tiktok na era Digital
A cada ano o tiktok surpreende com seu crescimento, sendo considerado o aplicativo mais baixado no mundo.
Confira as principais tendências do tiktok 2023:
1- Entretenimento ativo;
2- Construções de ideias em comunidade;
3- Anúncios nos clipes;
4-Comércio eletrônico com compras ao vivo a nível internacional.
Em resumo, nunca deixe a criatividade de lado!
Seguir tendências e tentar copiar ações de Marketing que deram certo em outros negócios não é garantia de sucesso. Pelo contrário: pode limitar a sua própria capacidade de produzir coisas novas e criar ações e campanhas que se comunicam perfeitamente com o público do seu negócio.
A criatividade é essencial em tudo que fazemos, só floresce quando é livre.
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