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Black Friday 2022: Como preparar sua empresa para vender mais!

A Black Friday será realizada no dia 25 de novembro e vem prometendo mais uma vez, ser uma grande oportunidade para os lojistas aquecerem suas vendas e para os consumidores encontrarem boas ofertas.

E o que esperar da Black Friday 2022?

A data é um dos eventos mais importantes para o varejo. E mesmo com alguns desafios econômicos, o mercado brasileiro de comércio eletrônico está otimista e tem altas expectativas para a versão 2022.

A Nuvemshop realizou um levantamento com empreendedores do setor e levantou alguns dados. Estes esperam um aumento de 30% do faturamento de novembro na comparação com o mês de outubro.

Vale ressaltar que a Black Friday deste ano pode vir com mais força em relação a 2021 por conta da Copa do Mundo, que também acontece em novembro.

De acordo com dados da ABV (Associação Brasileira de Varejo), essas datas comemorativas devem aumentar as vendas em 12% em comparação ao primeiro semestre, além de injetarem mais de R$20 bilhões na economia.

Já o faturamento do comércio eletrônico brasileiro, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), no primeiro semestre foi de R$73,5 bilhões, enquanto a Neotrust projeta um crescimento de receita de 9% em relação ao ano de 2021, no valor de R$174 bilhões, devido a datas como Dia dos Pais, Black Friday e Natal.

Além disso, de acordo com o levantamento da Neotrust, o número de pedidos online deve chegar a 379 milhões, representando um crescimento de 8%. Já o ticket médio deve ficar em torno de R$460 por consumidor, onde teve um aumento de 1% em relação a 2021.

As expectativas para as vendas na Back Friday 2022 estão excelentes!

Como se preparar para a Back Friday 2022?

Para os lojistas, essa preparação deve começar meses antes do evento. Afinal, é preciso planejar quais as estratégias serão aplicadas para que possam garantir um bom retorno e o sucesso na ação.

Com isso, separamos aqui algumas dicas valiosas para que você se prepare e tenha sucesso nesse grande evento.

#1 Planeje bem as ações promocionais

O foco principal da Balck Friday são as oferta, por isso antes de mais nada é preciso planejar as ações promocionais que você irá realizar no evento.

Faça a seleção dos produtos que serão promocionados – mercadorias com um melhor margem de lucro ou itens que estão obsoletos no estoque, por exemplo – calcule quanto você pode oferecer de desconto sem gerar prejuízo para sua empresa.

Em paralelo a isso, analise seu histórico de vendas nas edições anteriores para identificar as ofertas que costumam apresentar melhor desempenho. Existem várias formas de ofertar as promoções:

  1. Cashback
  2. Combo de produtos
  3. Frete Grátis
  4. Brindes e amostras grátis
  5. Desconto relâmpago
  6. Desconto progressivo

#2 Prepare o estoque de produtos

Comece a preparar o seu estoque de produtos para a Black Friday. Com isso, você evita faltar mercadorias diante da alta demanda do dia.

Uma outra dica é você antecipar e negociar com os seus fornecedores um tempo antes da Black Friday. Assim, você evita atrasos no recebimento da mercadoria e ainda pode obter vantagens nos preços, uma vez que provavelmente vai comprar um número maior de itens.

#Faça um boa ação de Divulgação

Para que você possa garantir a visibilidade de suas ofertas e estar frente à concorrência, é imprescindível que você trace estratégias de marketing para divulgar suas promoções.

Durante o período do evento, os anúncios de mídia paga como Google Ads e Facebook Ads (Meta), costumam ficar mais caros em função da alta demanda.

Porém, mesmo que você não tenha um bom orçamento disponível, ainda pode investir em outras estratégias de marketing, como e-mail marketing, automações, pop up de lista vip, redes sociais, parceria com influenciadores, live commerce e SEO.

#Organize sua operação

A sua operação de vendas, seja ela online ou física, também precisa estar funcionando com o máximo de eficiência durante a Black Friday. Afinal, os clientes irão até você em busca dos produtos / serviço e vai querer ter a sua melhor experiência de consumo. Além de ter um atendimento de qualidade ao longo do processo de compra, é importante você deixar claro para o cliente o prazo de entrega, formas de consumo do produto ou serviço.

Portanto, organize bem as escalas de trabalho da sua equipe alinhe sobre a importância da Black Friday, para garantir a eficácia dos processos de expedição, separação, embalagem, pagamento, assim como oferecer um atendimento personalizado no dia.

Agora que você já sabe quando é a Black Friday e como se preparar para ter sucesso na edição 2022, agora é hora de colocar a mão na massa.

Se você deseja vender mais nessa Black Friday, não deixe de conversar com a gente! Agende já um conversa com uma de nossas especialistas.