Sem filtros, likes e seguidores: rede social BeReal ganha popularidade por ser anti-instagram.
A plataforma começou a fazer sucesso entre os jovens agora em 2022, dois anos depois de ser criada. A rede tem o foco na autenticidade, ela convida usuários a compartilharem uma foto em até dois minutos, sem filtros e sem curtidas.
A rede tem a proposta de ser “anti-rede social tradicional”, o BeReal ou “Seja Real” em tradução livre. É uma plataforma que virou febre nos EUA e vem ganhando popularidade no Brasil. Nela, você só posta uma foto por dia sem filtros, nem curtidas.
Diariamente, em horário aleatório, todos os usuários recebem uma notificação com um convite para postar uma foto. Para evitar imagens muito produzidas, o aplicativo sugere fazer uma postagem em até dois minutos e não permite usar filtros ou edição prévia.
Um outro ponto, é que, ela não usa a lógica dos seguidores do instagram. Em vez disso, os usuários têm amigos, e eles só podem conversar por mensagem privada – a quantidade de amigos não é mostrada para outras pessoas que visitam o perfil.
Percepções dos Usuários
De acordo com dados divulgados pela Orbit Data Science, do total de comentários analisados, 70,7% se referem à adesão à rede. Destes, em 34,6% as pessoas relataram já estarem utilizando regularmente o BeReal, enquanto a manifestação “Comecei/Quero começar a utilizar o BeReal” apareceu com 12,4% de incidência dentro da categoria.
Isso provoca também alguns outros efeitos: os usuários do BeReal agora esperam que seus amigos e conhecidos baixem o app, e o que foi observado nas manifestações “procuro conhecidos que usam BeReal” que representam 20,6% do total da categoria. Ainda dentro do “Uso do App” pareceres positivos também ganharam destaque, as menções “Gosto do BeReal” e “Incentido outras pessoas a baixarem o BeReal” representam, respectivamente, 13,2% e 76% da categoria.
Na categoria “primeiras impressões” foram identificados percepções primárias, principalmente de pessoas que ainda não usam o aplicativo. Sugerindo otimismo, a tag “Gostei da ideia do app” aparece com 24,4% de incidência na categoria. Por outro lado, algumas pessoas esboçaram seus medos e objeções sobre o conceito da rede. As manifestações “minha vida não é interessante para usar o BeReal” e “Sou feio para usar o BeReal” mostram o receio quanto a essa exposição mais orgânica, representando respectivamente 24,4% e 19,5% da categoria.
Funcionamento
Outro ponto bastante mencionado é sobre a dinâmica de postagem da rede social, característica que mais diferencia a rede das demais existentes. Assim, 10,4% dos comentários foram identificados dentro da categoria “dinâmica de posts”. A manifestação “BeReal solicitou postagem de foto em momento que eu não gostaria” representa 34,2% da categoria e evidencia que muitos usuários da rede não se adaptaram bem à aleatoriedade da postagem.
Alguns usuários também sentiram falta de registrar momentos mais específicos e relevantes de seu dia, o que se confirma com a manifestação “queria postar a foto de um momento específico no BeReal” com 22,8% da categoria. Ainda existem casos onde o aplicativo solicita o registro de imagem quando o usuário está no banheiro, numa reunião de trabalho ou em outros momentos inadequados. A tag “BeReal solicitou postagem de foto em momento inadequado” teve 19% de incidência na categoria.
Ainda tiveram alguns relatos de problemas técnicos enfrentados durante o uso do BeReal. Manifestando “Tive problemas com o funcionamento do aplicativo” aparece em 2,7% do total analisado no levantamento. Dentro da categoria “Problemas técnicos” ainda foi observado que muitos usuários relataram mal funcionamento na tentativa de adicionar novos amigos na rede, com a colocação “Não consigo adicionar amigos no BeReal” representando 26,8% da categoria.
A popularidade do BeReal também foi um assunto abordado na análise. Entre todos os comentários analisados no estudo, 4,7% eram pessoas que alegavam não conhecer a nova rede social, o que representa 58% dentro da categoria. Algumas pessoas consideram que há pouca gente utilizando o aplicativo. “Poucas pessoas usam BeReal” representa 9,7% da categoria. Por outro lado, a opinião de que a rede está crescendo em popularidade também aparece na tag “BeReal está ficando popular” e representa 9,7% da categoria “Popularidade”.
Conclusão
A partir da análise do gráfico de evolução da rede, observamos a chegada do app, e o início da sua popularização no Brasil. Até o dia 04/08/2022, que corresponde a 75% da cronologia do estudo, tínhamos apenas 18% do total de opiniões que diziam “Utilizo BeReal”. As pessoas que comentavam essa opinião, diziam ainda que estavam procurando conhecidos que também utilizavam, e que incentivaram outras pessoas a baixarem o aplicativo.
Com o aumento de usuários na rede e a popularização do BeReal, diminui a incidência da opinião “comecei/quero começar a utilizar o BeReal”, e elas se transformaram em “Utilizo BeReal”, que teve 82% de sua incidência nos últimos 25% da nossa cronologia, finalizando o estudo com 24% das opiniões totais. Com isso, seguindo a tendência de maior uso do app, ele começa então a ganhar mais destaque, fazendo com que cresça também o número de pessoas que comentam a opinião “Não conheço o BeReal”. Além disso, os internautas começam a opinar sobre sua experiência. Neste momento, “Gosto do BeReal”, teve um grande boom de incidência, terminando a pesquisa com 9% das opiniões totais.
Com isso, percebe-se uma grande aceitação ao aplicativo. A proposta única e inovadora conquistou os usuários e agora começamos a ver uso dele pelas celebridades, com isso, o alcance da rede só a tende a crescer ainda mais. O crescimento das pessoas que dizem não conhecer o BeReal, garante ainda mais margem para a sua evolução e o grande número de opiniões positivas tende a manter a base de usuários.
E você, está preparado para aderir a mais uma rede social? Já usou o BeReal, conta aqui pra gente como foi a sua experiência.