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O que é Automação de Marketing e Como Implantar na sua Estratégia de Marketing?

As pessoas nunca se importaram tanto em estar no digital como agora. Depois dos primeiros efeitos gerados pela pandemia, as empresas vê, investindo em ações para aumentar sua presença na internet e vender mais.

Foi necessário se reinventar para manter as operações, mas nem todas as empresas sabem como ter um modelo de vendas apoiado em aquisição de clientes por canais digitais.

De acordo com a pesquisa realizada pela Resultados Digitais em parceria com a PEGN e a Endeavor, o Panorama PMEs, 70,9% das empresas “consideram melhorar o marketing e vendas do seu negócio” como o tópico mais relevante da crise.

As empresas estão investindo cada vez mais em marketing digital e isso já não é um diferencial do mercado. O diferencial é evoluir essa estratégia para ter mais controle sobre a operação, mais produtividade nas equipes e mais previsibilidade nos resultados. É aqui que entra a Automação de Marketing.

Preparamos esse artigo para te mostrar as vantagens de investir em Automação de Marketing e por que esse é o momento ideal para investir.

O que Automação de Marketing?

A automação de marketing é o uso de tecnologias que agilizam, automatizam e mensuram tarefas e fluxos de trabalho de marketing, fazendo com que as ações da empresa nos diferentes canais online sejam personalizadas e escaláveis.

Por meio da automação de marketing é possível entender o interesse do contato (lead) e seu estágio de compra, além de oferecer todas as informações que precisa naquele momento de forma automatizada.

Um ponto importante é que automação de marketing não se trata só de automatizar o envio de e-mails e nem é exclusiva para resultados da área de marketing. Ela auxilia o time de vendas e automatiza a passagem de leads entre marketing e vendas.

Utilizando a automação de marketing é possível escalar o trabalho e gerar mais resultados mesmo sem aumentar a sua equipe ou seu investimento. Enquanto a ferramenta faz parte do trabalho automaticamente, o time pode focar em outras ações mais estratégicas.

Por que Automação de Marketing?

Empresas que já fazem ações no marketing digital, mas de forma isolada – como disparos de e-mail marketing, publicações nas redes sociais ou criação de páginas para divulgar ofertas – investem mais tempo e recursos operacionais comparado com empresas que já usam automação de marketing.

Essas empresas reúnem todas as ações e informações em um só lugar, para só então, automatizar processos e economizar tempo.

Um outro ponto relevante, também frente a ações isoladas, é a comprovação das estratégias com resultados em vendas. Com a automação de marketing é possível obter constância nas oportunidades geradas, fazendo que além da coleta de contatos, o marketing possa fazer uma qualificação de leads e entregar somente as oportunidades com o perfil certo e que são preparadas para uma abordagem comercial. Tudo isso de forma automática e com entendimento dos resultados e ações.

3 vantagens de investir em Automação de Marketing?

  1. Com a implementação de uma estratégia de automação de marketing, a área consegue estruturar e melhorar seus atuais processos.
  2.   As empresas que ainda não têm uma operação de marketing digital conseguem visualizar e criar a jornada do seu cliente ideal e suas estratégias ao redor disso. Para queles que já têm alguma noção sobre a estratégia, podem refinar suas jornadas de comprar e criar escala.
  3. Entre as vantagens que a estratégia oferece estão a criação de campanhas de e-mail mais personalizadas e que funcionam sozinhas 24×7.

 

Com a estratégia de automação de marketing você consegue conhecer melhor o seu público com o uso de Segmentação de Leads para:

• Classificar as informações capturadas e identificar diferentes perfis;

• Acompanhar o comportamento de navegação dos visitantes do seu site com o Lead Tracking;

• Qualificar os melhores contatos com o Lead Scoring.

Automação de Marketing no Cenário Atual

A pesquisa do Panorama das PMEs sobre os impactos da Covid-19 mostrou:

47,6% das empresas mudaram o seu modelo de venda no ambiente digital e se converteu no segundo maior plano de contingência adotado pelas empresas das quais 36,5% farão de forma permanente.

O digital está sendo o grande aliado para as empresas continuarem funcionando. Quem não está acessível hoje, não existe. Passados os primeiros efeitos da pandemia, vemos uma retomada gradual dos negócios, onde as empresas estão organizando suas ações de marketing digital e garantindo resultados positivos quanto antes.

Começar agora investindo numa estratégia que tem resultados comprovados como a Automação de Marketing é a melhor escolha!

Equipes de marketing que usam a automação criam campanhas mais precisas, nutrem sua equipe de vendas com melhores leads e alcançam um maior resultado.

A GS Soluções Digitais, é uma agência partner RD Station, a maior plataforma de automação de marketing da América Latina e vamos te ajudar a gerar grandes negócios com baixo investimento em mídia. Solicite uma demonstração.