Em todo o mundo, o WhatsApp já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Essa informação foi divulgada em fevereiro de 2020 no blog oficial do aplicativo. O recorde veio pouco mais de dois anos após o WhatsApp chegar a 1,5 bilhões de usuários.
Esses números só comprovam que o WhatsApp é uma ótima plataforma par qualquer profissional ou empresa oferecer seus produtos e serviços por meio dos dispositivos móveis. Na verdade, é o caminho para qualquer negócio, já que passamos em média 4 horas e 41 minutos por dia olhando para as telas que carregamos nos bolsos.
Essa última informação vem do Global Digital Insights 2020, uma pesquisa realizada pela parceira da Hootsuite com a We Are Social, divulgada anualmente. Esse tempo médio diário coloca o Brasil na 6ª posição mundial para a métrica.
É por conta de todos esses dados que as empresas estão criando ações direcionadas e descobrindo maneiras eficazes de alcançar novos clientes através do whatsApp. O aplicativo de mensagens já se provou ser muito útil para atendimento ao cliente, mas há muito mais para explorar com as comunicações individuais, conectando com suas estratégias de marketing.
Mas realmente dá para utilizar o WhatsApp para colocar em prática as estratégias de Marketing Digital?
Sabemos que há outras opções de canais como e-mail marketing ou mídia, mas devemos lembrar que além do volume de usuários ativos, o público que utiliza o WhatsApp é extremamente dedicado à plataforma.
Isso significa que sim, vale muito a pena utilizar esse aplicativo para investir em ações de Marketing Digital. E para comprovar isso, o WhatsApp desenvolveu uma versão direcionada para as empresas. É o WhatsApp Business, lançado em 2018.
As dicas apresentadas aqui vão ajudar você a criar campanhas de marketing inovadoras por meio da maior plataforma de mensagens do mundo, e entender como ela pode trabalhar em consjunto com as suas ações de Marketing Digital.
O que é e como usar o WhatsApp Business na sua Empresa
Para utilizar o WhatsApp com a finalidade comercial, não faz sentido usar a sua conta privada, não é mesmo?
Se achava que deveria ter um perfil pessoal, saiba que você corre o risco de perder informações valiosas ou confundir as mensagens relacionadas a negócios com as suas particulares, além de deixar de usar muitos recursos úteis disponíveis na ferramenta própria para negócios do WhatsApp.
Para as empresas, o WhatsApp tem uma solução exclusiva: o WhatsApp Business. O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado nos desktops através da sua plataforma online o WhatsApp Web , que você pode abrir no navegador.
O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas que desejam marcar presença no WhatsApp para gerar novos negócios e manter o relacionamento com o seu público.
O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem e que ele possui vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes.
No blog oficial do WhatsApp, foi divulgada a informação que mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios.
Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business?
Para começar a usar essa ferramenta, é preciso baixar o aplicativo WhatsApp Business na Google Play Store ou na App Store. A partir da instalação, a configuração é a mesma em ambas as plataformas.
A primeira tela que verá ao abrir o aplicativo já deixa claro que o objetivo é criar perfis para empresas. Você também consegue conferir todos os Termos de Serviço do app.
O primeiro passo, depois de concordar e continuar, é fazer o seu cadastro usando um número de celular. Você deve usar seu número de telefone comercial, pois isso facilitará a verificação que acontece logo depois por SMS.
Crie seu perfil inserindo os detalhes da sua empresa (depois você pode editar acessando Menu → Configurações → Configurações da empresa → Perfil (Certifique-se de inserir com precisão as informações solicitadas, como nome da empresa, endereço e informações de contato. São esses dados que seu público conseguirá ver no perfil).
Logo depois você já estará preparado para fazer os primeiros contatos através do aplicativo.
Dá para utilizar o mesmo número de telefone para o Whatsapp pessoal e para o Whatsapp Business?
É importante lembrar que com o WhatsApp Business você estará criando um perfil para a sua empresa. Por isso, o ideal é contar com um número de telefone com a finalidade comercial.
Contudo, muitas pessoas ainda tentam fazer o cadastro na versão Business realizando o download e inserindo os dados do seu telefone pessoal. Nesse caso, se incluir um número já utilizado no WhatsApp, você será desconectado da sua conta pessoal.
Isso significa que não dá para manter o mesmo número nos dois perfis, mesmo que sejam aplicativos separados.
Para facilitar o seu trabalho utilizando a versão Business, é recomendado que também utilize um aparelho de smartphone à parte, destinado apenas para realizar suas atividades no perfil empresarial.
Quais os principais recursos disponíveis no WhatsApp Business?
O aplicativo do WhatsApp Business pode facilitar diversas ações de Marketing Digital para as marcas. Só de contar com as informações comerciais disponíveis para os Leads e clientes você já facilita o contato com o público.
Mas além disso, o aplicativo possui alguns recursos de resposta automática e modelos de mensagens para lidar com a sua base de clientes. Eles podem ser acessados na área de Configurações da empresa. O caminho para chegar até lá é Menu → Configurações → Configurações da empresa.
Vamos conhecer agora os detalhes dos principais recursos:
Perfil comercial
Para empresas que desejam ser facilmente visualizadas e descobertas pelos clientes, o aplicativo Whatsapp Business permite que os usuários criem um perfil comercial com informações úteis para seus clientes.
Você pode criar um perfil publicamente visível com informações como endereço, contato de email, descrição, site oficial, horário de atendimento e o que mais precisar divulgar. Lembre de incluir também a logo da sua empresa.
Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa perfil comercial.
Catálogo de produtos
É comum que as empresas que trabalham com a venda de produtos queiram divulgar uma série de imagens dos itens para facilitar a visualização do que é comercializado para os seus clientes. E quem nunca recebeu uma sequência de várias fotos em algum grupo de WhatsApp quando alguém quer fazer esse tipo de divulgação?
Usando o WhatsApp Business não será mais necessário recorrer a esse tipo de publicação. No próprio perfil comercial, as empresas podem criar também o seu catálogo de produtos. Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Catálogo.
Através dele, você já pode deixar salva toda a lista de produtos, evitando ficar com várias fotos salvas na memória do seu smartphone. Caso trabalhe com a entrega de algum tipo de serviço, essa funcionalidade também vai facilitar sua comunicação, já que para cada item você pode cadastrar, além de uma foto ou imagem, qual o nome, o preço e até mesmo um campo personalizado de descrição.
Estatísticas do WhatsApp
O recurso de estatísticas de mensagens do aplicativo permite que as empresas possam revisar métricas simples por trás das mensagens enviadas. Você pode ver de forma rápida quais os principais indicadores sobre a atividade da sua conta, como o volume de mensagens lidas, recebidas, enviadas e entregues.
Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Estatísticas
Com isso você tem um resumo completo das estatísticas que ajudam a entender a efetividade das suas mensagens e estratégias nesse canal.
Link curto e mensagem padrão dos clientes
Ainda na parte de configurações da empresa, o WhatsApp Business oferece o recurso de Link curto. Na prática, esse é um link que você pode copiar ou compartilhar para que outras pessoas tenham acesso fácil ao seu perfil de empresa.
Essa funcionalidade torna mais fácil a divulgação do perfil. E tem mais: nessa mesma área, você consegue criar uma mensagem padrão que será preenchida automaticamente para todos que acessarem o link.
Isso vai ajudar no momento de identificar mensagens de novos contatos. Você pode utilizar algo como “Olá! Estou fazendo o primeiro contato e quero saber mais sobre a empresa” para saber rapidamente quais são os novos contatos na lista de conversas. Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Link curto.
Mensagem de ausência
O aplicativo também conta com outros três recursos relacionados diretamente com as mensagens trocadas com os contatos da sua empresa. Eles ficam na área de Configurações da empresa, com a descrição Ferramentas de mensagem.
Nessa parte, o primeiro recurso é o de Mensagem de ausência. Você pode definir mensagens automáticas para enviar aos clientes quando não estiver online, evitando que eles fiquem em dúvida sobre quando vão receber alguma resposta da sua empresa.
Acessando Menu → Configurações → Configurações da empresa → Mensagem de ausência você consegue indicar:
- Se quer deixar esse envio ativado ou desativado;
- Escrever e editar sua mensagem;
- Definir quem pode receber essa mensagem;
- Definir o horário que a função ficará habilitada.
Mensagem de saudação
Para garantir que todos os seus novos contatos terão pelo menos um primeiro retorno rápido a partir da mensagem que enviarem, você pode configurar uma mensagem automática de saudação. Esse é um um modelo padrão para clientes que iniciam conversas com o seu perfil de empresa.
O próprio WhatsApp Business cria uma primeira mensagem modelo que você pode ajustar e editar da forma que preferir.
Respostas rápidas
Uma das funcionalidades mais amadas pelo público que utiliza o WhatsApp Business com o perfil de empresa é a Respostas Favoritas. De forma rápida, você pode salvar respostas usadas com frequência como favoritas, para enviar digitando apenas alguns comandos mais curtos.
Para definir cada resposta, você cria um código iniciado por / (barra) e complementa ele com uma palavra. O próprio aplicativo já traz um primeiro modelo com o atalho /obrigado e uma mensagem de agradecimento pronta, mas que você pode editar.
Logo abaixo, existe o botão de + para acessar a área de criação de novas mensagens de resposta rápida.
Rotular as mensagens com etiquetas
Além desses recursos na área de Configurações da empresa, você também tem acesso a uma funcionalidade muito importante que pode ser acessada diretamente no menu principal. Estamos falando das Etiquetas, que possuem a função de rotular e marcar suas mensagens com uma cor e descrição específica.
Você pode filtrar e adicionar rótulos com etiquetas de cores diferentes e personalizadas para conversas ativas com seus contatos. O principal objetivo de aproveitar essa funcionalidade é manter sua caixa de mensagens organizada.
Ao fazer isso, você pode até rotular bate-papos com base em etiquetas como “Novo cliente” ou “Novo pedido” e configurar respostas rápidas de acordo com cada uma delas. Por definição, o WhatsApp Business já vem configurado com 5 etiquetas diferentes.
Rotular as mensagens com etiquetas
Para começar a usar é simples:
- Selecione as mensagens que você quer incluir etiquetas;
- Clique no símbolo de etiqueta que aparece no topo assim que você seleciona alguma mensagem;
- Escolha na lista qual ou quais etiquetas vocês quer incluir para as mensagens (é possível selecionar quantas quiser para cada mensagem caso ela se encaixe em tipos diferentes);
Configurações gerais
Todos os recursos que vimos até aqui são exclusivos do WhatsApp Business. Mas isso não significa que o aplicativo perdeu algumas funções disponíveis na versão pessoal.
Acessando a área de Configurações, você pode fazer todos os ajustes que precisar relacionados a sua conta, a conversas, notificações e armazenamento de dados.
Por que devo usar o WhatsApp Business para o meu negócio?
O principal motivo para usar essa ferramenta nas suas ações de marketing é o tamanho da audiência do WhatsApp, que torna este o canal mais atraente para qualquer ação de comunicação. Isso é ainda mais importante se a atuação da sua empresa é focada no Brasil, já que contamos com 120 milhões de usuários ativos, segundo dados de 2019.
Mas além disso, podemos listar mais 3 razões principais para deixar claro por que a sua empresa deve considerar o uso do WhatsApp nas estratégias de Marketing Digital:
- O WhatsApp é um canal rápido de atendimento ao cliente. Ele permite que as empresas se envolvam com os clientes da mesma maneira que costumam fazer em uma conversa pessoal, garantindo um retorno rápido em uma plataforma onde o público fica confortável. Também é gratuito e não requer nenhuma instalação nova para os clientes.
- Ainda é subestimado como um canal de Marketing Digital. As comunicações através desse canal podem criar relacionamentos com os usuários que fortalecem a confiança na marca, mas poucas empresas buscam maneiras de utilizá-lo para melhorar os seus resultados.
- Diferentemente de estratégias mais caras, que apenas grandes marcas podem utilizar, o uso do WhatsApp pode ser feito por qualquer empresa, até mesmo por microempreendedores.
Além de tudo isso, podemos dizer que a comunidade que utiliza o WhatsApp é tão diversificada que é quase impossível não atingir seu público através deste canal.
Pequenas e médias empresas podem criar ações de marketing com o WhatsApp.
Benefícios e como integrar o WhatsApp nas suas estratégias de Marketing Digital
O WhatsApp Business permite que empresas de todas as áreas e tamanhos criem um perfil de negócios, escrevam suas informações de contato, horário de funcionamento, endereço do site e o que pode oferecer. Isso pode parecer com o que você já tem na sua página do Facebook ou no perfil do
Google Meu Negócio. Mas a diferença é o volume de pessoas que você pode impactar através desse perfil.
Oferecer ao seu público em potencial a opção de se comunicar com sua empresa e receber informações via WhatsApp já é um benefício claro que pode facilitar a tomada de decisão no momento de contratar a sua solução.
Como as empresas podem usar o WhatsApp Business na prática?
Do envio de notificações até as mensagens automáticas, existem muitas estratégias e recursos que os profissionais de marketing podem usar para aumentar a receita e suas conversões através do WhatsApp Business.
Ele pode ajudar a executar diversas ações, que você geralmente conta com outras soluções para resolver, como:
- Responder a perguntas do seu público;
- Enviar conteúdo de qualidade para gerar novos Leads;
- Gerar novos Leads a partir de contatos interessados em falar com a sua empresa;
- Interagir com os usuários de forma automatizada;
- Coletar feedback sobre produtos ou serviços;
- Qualificar Leads a partir do interesse de comunicação;
- Confirmar entregas de produtos.
Pensando no segmento de cada empresa, podemos listar alguns exemplos de como essa ferramenta pode ser utilizada de maneiras diferentes e mais específicas:
- Escolas de idiomas e de cursos livres: usando o WhatsApp como principal canal de contato, essas empresas podem alcançar potenciais alunos com mais rapidez e eficiência, aumentando o número de respostas, melhorando a taxa de conversão nas matrículas e reduzindo os custos quando comparamos com o uso das ligações por telefone, que é o meio de comunicação mais utilizado por essas empresas.
- Instituições financeiras: para essas empresas, é comum encontrar os perfis no WhatsApp fazendo uma série de perguntas aos usuários para filtrar os primeiros atendimentos, transferindo para os atendentes responsáveis apenas quando forem dúvidas mais específicas ou complexas.
- Consultórios médicos: o agendamento de consultas é geralmente um dos principais processos utilizados pelos consultórios e clínicas através do WhatsApp. Como ele passa por uma sequência de perguntas e confirmações, fica mais simples usar um canal interativo e ágil, como é o caso do aplicativo.
- Empresas aéreas e de transporte: podem usar o WhatsApp para enviar a seus clientes confirmação de reserva e horários, notificação de check-in, cartões de embarque, atualizações de status do transporte, além de responder dúvidas que surgirem.
- Empresas de pacotes de viagem: usar o WhatsApp para compartilhar notícias sobre pacotes de viagens, preços de voos e campanhas de pontos é uma ótima opção para essas empresas. Além disso, dependendo da categoria ou do tipo de viagem que os clientes fazem, podem ser enviados conteúdos personalizados, incluindo artigos, imagens e vídeos.
- Startups e empresas SaaS: como o trabalho de relacionamento é um dos pontos principais para conseguir fechar uma nova venda, o contato com os Leads qualificados via WhatsApp é fundamental para conseguir entregar informações rapidamente e garantir que o setor comercial receberá um retorno por esse canal.
Conclusão
Viu como você consegue trabalhar com várias frentes de Marketing Digital usando uma das plataformas mais amadas pelo público, que é o WhatsApp?
Diferentemente das demais estratégias e canais, ele permite que você se conecte com os seus possíveis clientes e consiga transformá-los em Leads e em seguidores da sua marca no ambiente que já é natural no dia a dia, onde eles se sentem mais confortáveis.
Então está na hora de colocar essa iniciativa para geração de Leads e novas vendas em prática. Não importa se você trabalha com imóveis, educação, comércio eletrônico, viagens ou qualquer outro segmento.
Essa estratégia com foco em geração de vendas pelo WhatsApp através das ações de Marketing Digital pode não apenas alavancar a sua marca no mercado, mas também ajudá-lo a criar uma conexão única e cada vez melhor com seu público-alvo!