Se você ainda não ouviu falar sobre SEO te convido a ler esse artigo e entender melhor como ele pode te ajudar a melhorar a pesquisa pelo seu website nos buscadores como Google, Bing, Yahoo, Safari, entre outros. Então vamos lá, primeiro gostaria de traduzir aqui para você o que significa essa sigla, SEO é a sigla utilizada para Search Engine Optimization ou seja Otimização de sites para motores de busca ou Otimização de sites para buscadores.
Sabe quando a gente tá fazendo a pesquisa por uma palavra lá no Google e ele apresenta uma lista com sites que contém o conteúdo que pesquisei? Chamamos isso de busca orgânica ou retorno da busca orgânica, ou seja, uma busca que é feita a partir de palavras chaves e conteúdos de relevância de acordo com a minha pesquisa. A partir daí os buscadores vão ler o nosso site e retornar com o que mais se aproxima do que pesquisamos, visando sempre ser mais assertivos.
SEO e SEM: O que é, quais as principais diferenças e benefícios de cada um para o marketing digital?
O SEO tem um papel importante na construção de um site ou loja virtual, pois é a forma como os motores de buscas irão ler o site. Através de boas práticas e recomendações dos principais buscadores é possível otimizá-lo, para que assim tenha um bom posicionamento quando o usuário buscar por ele. É o que chamamos de busca orgânica. A busca orgânica acontece de forma gratuita, sem que seja necessário investimento.
O principal benefício do SEO é justamente o fato de não ser necessário investimento financeiro em publicidade para que o site seja encontrado facilmente. Através de conhecimento mais técnico e configurações o site pode ser bem posicionado e com alto índice de acesso.
Já o SEM tem uma proposta diferente, o SEM funciona como objetivo publicitário, através de investimento financeiro em plataformas de anúncios. O cadastro é feito através de palavras-chaves, peças gráficas ou vídeos de alcance, com a proposta de divulgar marcas e produtos. Funcionam em formato de leilão, e auxilia no crescimento do site e apresentação para novos usuários.
Quais os fatores de posicionamento do SEO para o Google?
O Google hoje é a maior plataforma de busca a nível mundial. Por isso, as principais atualizações de SEO são a partir do algoritmo dele. Para que um site seja bem ranqueado e esteja bem posicionado é necessário seguir uma série de regras definidas pelo Google, como:
• Ser responsivo, o que significa que o site precisa ser adaptável a smartphones e ter uma boa navegação em ambiente mobile;
• Ter autoridade de domínio, o que significa que é preciso construir conteúdo relevantes para os usuários, ser autor desse conteúdo, pois o algoritmo detecta plágio e conteúdo duplicados, penalizando assim quem o copiou.
• Oferecer uma boa navegabilidade ou desempenho da página, alguns fatores como imagens com arquivos pesados, que demoram para carregar ou arquivos grandes que deixam o site lento, também são fatores de penalização.
• Arquitetura do site é a forma como ele foi estruturado, como títulos em forma hierárquica que organizem assim a leitura do que vem primeiro, pois o Google ler o site a partir de um robô que obedece a essa estrutura.
• Os backlinks são apontamentos de outros sites, ou seja, uma troca de links, o que ajuda também nesse posicionamento.
• Além de títulos, descrições, palavras-chaves que precisam estar bem escritas dentro do site e em todas as páginas para que possam gerar cada vez mais resultados.
O que são palavras chaves e quais os tipos?
Um dos itens mais importantes para os motores de busca são as palavras-chaves. A palavra-chave é o termo que usuário pesquisa para encontrar o que deseja na web.
Os principais tipos são:
- Head Tail: Palavra-chave curta, de uma ou duas palavras. São utilizadas em termos mais genéricos ou mais abrangentes, buscando alcançar mais pessoas.
- Long Tail: Palavra-chave longa, que tem como objetivo ser mais específica e filtrar mais a pesquisa, atingindo de fato quem deseja aquele produto ou marca. Filtrando mais a pesquisa e tornando-a mais assertiva.
A geração de conteúdo através de blogpost, pequenos artigos, dentro da sua área de atuação ajudará você a criar uma autoridade maior quando o assunto se tratar do seu segmento de atuação, além de ser uma forma simples de trabalhar o SEO dentro do seu site. Com isso, gostaria de deixar aqui algumas dicas para conclusão: É preciso estar atento as demandas do mercado digital, saber se posicionar, gerar conteúdos relevantes para o seu público, tornar o site um ponto de apoio para os clientes e assim estreitar cada vez a jornada de relacionamento dele com a sua marca.